Receitas do fds

Tenho noção que minhas receitas estão longe de ser super elaboradas, mas, venhamos e convenhamos, o importante é o nível de deliciosidade, e não de dificuldade.

Sexta feira recebemos um casal de amigos, fomos padrinhos do casamento deles e eles do nosso, ele é amigo do Murilo há anos e eu e ela nos tornamos amigas por conta dos dois, é sempre bom tê-los por perto!

O cardápio foi:

Fricassé de Frango

Existem várias receitas de fricassé e talvez a minha (mamãe quem ensinou) seja a mais simples, mas eu agarantio que fica delicioso demais!

Ingredientes:
1kg de peito de frango cortado em cubinhos
1 cebola
2 tomates
1 caldinho de galinha
2 colheres de extrato de tomate
Requeijão
Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar o frango até ficar coradinho, adicionar a cebola e deixar por 5 minutos. Acrescentar o tomate e o caldo de galinha até que o mesmo desmanche. Adicionar o extrato de tomate, se necessário completar com água fervente, é para ficar um molho, não pode ser seco e nem aguado.

Em um prato de vidro que possa ser levado ao forno (estilo marinex), untar com bastante requeijão, até não aparecer o fundo do prato – não as bordas, apenas a parte de baixo. Quando o molho estiver ok, despejar no prato de vidro sobre o requeijão, em cima do molho pode ir queijo ralado à gosto. Levar ao forno até o queijo derreter. Finalizar com muita batata palha por cima. Voilá! Sobrou nem para o almoço do dia seguinte hehe Ah, para acompanhar, arroz e saladinha.

IMG_20130906_220611

Sobremesa:

Mousse de chocolate com cookies

É a mesma receita do mousse de kit kat que coloquei aqui, mas quis variar o chocolate usando o Cookies da Lacta, ficou gostoso, mas o de kit kat é melhor! Minha amiga fez com o bis bolinha e diz que ficou ótimo também. Esse mousse é muuuuito versátil, dá pra inventar o que quiser!

Mousse

——————————

Ontem recebi minhas duas amigas/madrinhas/irmãs, as primeiras pessoas que Deus colocou na minha vida quando mudei para Criciúma. Há cinco anos estamos juntas acompanhando as vidas umas das outras, em todos os momentos presentes, mesmo sem se ver tanto quanto gostaríamos, e ontem tivemos um tempo só nosso! Aproveitei para testar um bolo e foi aprovado.

Nega Maluca – Receita da mamãe

Existem muitas receitas de bolo de chocolate, ou nega maluca, essa é a minha preferida pois sempre foi feita por mamãe, e ontem, consegui pela primeira vez deixar ela com gostinho de família!

Ingredientes para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó (sempre usamos Nescau)
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de azeite
3 ovos
1 colher de sopa de fermento (usamos Royal)

Para a cobertura:
1 caixinha de leite condensado
2 ou 3 colheres de chocolate em pó
Meia caixinha de creme de leite ou meia xícara de leite

Modo de preparo da massa
Coloque todos os ingredientes da massa menos o fermento na batedeira e bata até ficar homogênea, se não ficar consistente vá acrescentando farinha de trigo, não pode ficar líquida demais. Quando alcançar o ponto, acrescentar o fermento e bater na batedeira apenas até ficar homogêneo novamente, se bater demais ele pode perder a força e o bolo não crescer.

Untar uma forma com margarina, despejar o conteúdo da batedeira e levar ao forno em 180°. Após 30min ou 40min, dependendo do seu forno, checar como está a massa. Espete com um garfo, ele precisa sair sem massa para ter certeza que está bem cozida. Quando alcançar este ponto, retirar do forno e fazer a cobertura.

Preparo da cobertura
O famoso brigadeiro. Junte todos os ingredientes em uma leiteira ou panela e mexa até desgrudar do fundo quando inclinar a panela. Despejar sobre a massa e esperar esfriar para comer – se não dá dor de barriga, já dizia vovó.

Ficou gostosíssima, eu adorei! E se está bom pra mim, considero o objetivo alcançado haha

IMG_20130908_165915

Várias amigas testaram o mousse essa semana e todas gostaram, fiquei bem feliz! hehe Se alguém se aventurar no fricassé ou no bolo, deixem-se saber!

Lembrando que o objetivo aqui é compartilhar o que funciona pra mim e o que é aprovado de acordo com meu (nosso) gosto culinário, certamente não sou parâmetro, mas…vivendo e aprendendo!

Boa semana!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s