Be authentic – Part 2

Não gosto de suspense no final de episódios (quer ver em S.H.I.E.L.D., nem durmo), mas o relato estava muito extenso. Afinal, como colocar 6 anos em 2 parágrafos?

Continuando, minha busca por outro trabalho era diária. Enviei muitos currículos, visitava sites diversos de anúncios de vagas, e poderia ter mudado antes se não tivesse “escolhido tanto”. Onde eu estava o salário não era ruim e tinha lá suas regalias, não valia a pena trocar seis por meia dúzia – como diria vovó, apenas por desgosto da atividade.

Após meses, encontrei um anúncio que despertou meu interesse, e o nível de adrenalina também: trazia riscos. Essa história vocês que leem meus blablabla’s há mais tempo já conhecem.

A vaga era para estágio de seis meses em uma empresa grande, estruturada, conhecida por já ter sido uma das 150 melhores para trabalhar e cheia de oportunidades. O risco estava na fragilidade do contrato: seis meses de estágio sem garantias de renovação por mais seis meses (é possível renovar por até 2 anos enquanto se está na faculdade) e sem garantias de efetivação. Tudo dependeria do cenário de oportunidades e do desempenho.

A vaga era para o setor comercial do mercado externo – oi comex! – , mas eu não fazia ideia do tipo de atividades que teria que executar. Ou seja, não sabia o que ia fazer, se ia gostar ou não, já estava casada há 7 meses, no sexto semestre da faculdade, o salário era metade do atual e sem garantias de contratação. Que doida faria isso?

Alouca que tem o marido mais supportive do mundo.

Ele disse que se eu estava infeliz com o trabalho atual e acreditava que teria mais oportunidade na nova empresa, mesmo ganhando malemal para pagar a faculdade, nós poderíamos apertar os cintos e arriscar. A hora era aquela! Era o empurrãozinho o que eu precisava.

Parece um grande melodrama contar dessa forma, mas foi bem assim que aconteceu. Insegurança e dúvida, mesmo sabendo que era o melhor timing possível.

Bom, muita água passou por baixo dessa ponte nos último dois anos (já?!). Fui contratada após 10 meses de estágio e promovida mais 10 meses depois. Hoje estou em uma função completamente diferente da anterior, com pouquíssimo comex e muita gestão, de pessoas e comercial.

Se perguntar quais são as minhas atividades, fica difícil listar. Temos uma estrutura bem definida no setor e a minha função foi criada, então precisei estabelecer rotina – ainda estou em fase de adaptação – e encontrar a melhor forma de trabalhar para gerir todos os temas. Como qualquer mudança, isso trouxe ônus e bônus. Maiores responsabilidades e, como diria meu chefe, “peso na cadeira”. Por dias fica difícil sair às 18h e desligar, ou chegar só às 8h para resolver pendências importantes. Às vezes passo o dia inteiro em reuniões, e para você que compartilha dessa experiência, sabe que em dias de reuniões não se trabalha efetivamente. Outras vezes mais sou o único peixe pequeno, fêmea, entre as baleias, e por mais que estejamos para lá do século XXI, não há como negar a disparidade entre homens e mulheres nos ambientes profissionais. Não temos nenhuma diretora e poucas gerentes e supervisoras. E aqui podemos entrar na questão maternidade, onde só as mulheres desenvolvem melancias no lugar do tanquinho e geram pessoas humanas, etc.

Antes de começar a falar de pequenos seres que brotam em úteros, todo esse enredo é para me lembrar que estou feliz! Estava estagnada em funções operacionais e metódicas – cá entre nós, de saco cheio! -, hoje tenho mais autonomia, lido com temas relativamente mais importantes e meu chefe direto é o diretor da área. Parece lindo e fácil, mas tudo o que faço é de/para/por toda a equipe composta por gerentes e analistas. Ainda tenho muito a aprender e desenvolver para contribuir para o crescimento do setor, e espero que essa fase boa continue.

Assim, valeu a pena trocar o certo pelo duvidoso e encarar o período de estágio. Com muito esforço e boas portas abertas depois, estou contente com meu trabalho! Não estou dizendo para largar tudo e ir vender coco na praia, mas caso esteja insatisfeito com sua condição atual e considera um bom momento para mudanças, aproveite! Existem períodos da vida que são mais fáceis de arriscar e reverter o quadro, caso tudo der errado.

E vender coco na praia sempre é uma opção.

4 comentários sobre “Be authentic – Part 2

  1. Que saudades dos teus post’s, li o de ontem e o de hj.
    Foi muito bom pra mim. ..estou desempregada e devido a crise , tá mto difícil.
    Tenho falado mto com Deus, e também fico dividida entre arrumar qualquer coisa ou esperar aparecer uma boa oportunidade. Enfim, paciência e impaciência tem sido meus nomes ultimamente.
    Um grande abraço.
    Bjs

    Curtir

    1. Oi Luana! Que bom ouvir notícias suas. A crise realmente está afetando todos os setores, é importante manter a calma e não deixar de procurar alguma oportunidade. Além de paciência, precisamos ter fé em um plano maior também! BEijos!!

      Curtir

Deixe um comentário

