E a Política Internacional?

O universo das Relações Internacionais faz meu coração bater mais forte, não tem jeito – é parte da utopia de trabalhar na ONU.

Durante esse primeiro ano pós faculdade (thank God!!!) procurei inúmeras vezes por especializações que apresentassem uma grade rica em RI e perto de casa. Que dificuldade! Procurei também por pós na área de Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, Gestão Estratégica…grades que contribuiriam para as minhas funções atuais no trabalho. Tenho total ciência que preciso desenvolver habilidades para performar melhor, mas, e a Política Internacional?

Oh céus. Eu fico enterrando esses sentimentos – como romantizar histórias, a gente vê por aqui -, mas não posso ver as palavras Geopolítica, Economia Internacional, Direitos Humanos, ONU, que os pensamentos veem a tona. Junto com a realidade improvável de fazer parte desse mundo que tanto admiro.

O mais próximo disso tudo seria lecionar em universidades, acho até que já estaria satisfeita (como se falar sobre a Paz de Westfalia fosse o mesmo que defender a Proteção Internacional de Refugiados em uma assembleia).

Essa semana encontrei uma Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas na UFRGS (Federal de Porto Alegre, mas o curso é pago), enviei um e-mail questionando se terá inscrições para 2016. Tudo bem que tem processo de seleção e os concorrentes provavelmente são os nerds que cursaram RI na UFRGS, mas, you’ll never know if you don’t try.

Quando me dá essa louca da RI fico pensando nos planos de Deus para minha vida, os quais Ele insiste em revelar por grãos, e não sei isso faz parte. Se fosse tão fácil entender os caminhos do Pai, erraríamos muito menos, não? Enquanto isso, vamos orando e agindo, no final de tudo…que nada seja feito sem a Sua vontade!

Deixe um comentário

